“A luta entre Carnaval e Quaresma, 1559”
surge como uma sátira ao conflito expansionista religioso oriundo da Reforma
protestante, iniciada por Martinho Lutero em 1517, e a reacção da Contra-reforma
emanada do Concílio de Trento (1547).
Esta pintura representa uma festa realizada
nos Países Baixos. Entre uma Hospedaria (lado esquerdo) e uma Igreja (lado
direito) a natureza humana é posta em confronto: a luxúria e a abstinência religiosa
sublinhando a sua oposição. Junto à Igreja, simbolizando a pureza das acções, uma
mulher (Quaresma) encabeça a procissão onde o séquito se desdobra em acções de
caridade contrastando com os festejos estridentes junto à Pousada protagonizada
por um homem gordo representando o Carnaval. A pintura representa um tema comum
na Europa do século XVI, a batalha entre o Carnaval e a Quaresma, e com o seu
humor e sagacidade, é uma crítica satírica sobre os conflitos da Reforma.
Pieter Bruegel (o Velho), A luta entre Carnaval e Quaresma, 1559 |